Processo por Danos Morais

Quando uma pessoa é vítima de algum tipo de dano moral, surge para ela o direito de pedir uma indenização por esses danos. Para conseguir essa indenização, em regra, ela deve ingressar com um processo por Danos Morais.

Esse processo (Ação de Indenização por Danos Morais), é o meio pelo qual a pessoa que sofreu os danos morais irá reclamar a indenização/reparação financeira a que tem direito, por esses danos que sofreu.

Via de regra, é um processo judicial, ou seja, você precisa de um advogado para ingressar com a ação na Justiça. Entretanto, existem alguns casos em que você não precisa contratar um advogado (eu falo sobre eles aqui).

Quanto tempo demora o processo por Danos Morais

A duração do processo é uma dúvida bastante comum das pessoas. É difícil estipular um prazo, porque vai depender muito de cada caso. Em média, o processo pode demorar entre 01 a 03 anos. Contudo, se houver um acordo entre as partes, pode terminar muito mais rápido.

   

Fato é que você não pode se deixar abater pela demora do processo, porque hoje em dia tudo passa tão rápido que, quando você perceber, o processo já chegou ao fim. Além disso, a indenização é um direito seu, portanto, você não pode desistir desse direito apenas pensando na burocracia ou eventual demora do processo que terá que enfrentar.

processo por danos morais

Brian Turner (Flickr/Creative Commons)

Sem contar, ainda, que se você sofrer algum tipo de dano moral e não for buscar os seus direitos, a pessoa que cometeu isso com você ficará impune, e poderá então facilmente cometer o mesmo ato contra mais pessoas.

Por isso, é importantíssimo que você procure os seus direitos e ingresse com uma ação de danos morais contra a pessoa que lhe ofendeu, tanto para conseguir a reparação financeira pelos danos que sofreu, quanto para punir o causador desses danos, para que ele não cometa o mesmo ato novamente.

Se você deseja aprender mais sobre esse assunto, recomendo que assista ao Vídeo que eu gravei, onde eu explico os principais pontos sobre os Danos Morais. É só acessar essa página.

12 Comentários

  1. Graziela Pascoal 23 de junho de 2018
  2. Rose santos 28 de junho de 2018
  3. Raquel Souza de Oliveira 29 de junho de 2018
    • Juliana 10 de agosto de 2018
  4. gerson 2 de julho de 2018
  5. Andreza 16 de julho de 2018
  6. Andrea Farabulini de Souza 19 de julho de 2018
  7. Rosana Santos Da Mata 21 de julho de 2018
  8. Gleidson acioli dos santos 30 de julho de 2018
  9. Camille 3 de agosto de 2018
  10. Marta Menezes 8 de agosto de 2018
  11. Jessica 10 de agosto de 2018

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *