Danos Morais e Materiais – Entenda de uma vez por todas qual a diferença entre eles…
Muitas pessoas têm dúvidas quando o assunto envolve a questão da Indenização por Danos Morais e Materiais, e frequentemente acabam se confundindo.
Pois bem, para evitar situações confusas novamente, vamos esclarecer de uma vez por todas esses dois elementos.
Qual a diferença entre Danos Morais e Materiais?
Bem, antes de analisarmos qual a diferença entre eles, vamos entender primeiro o que significa cada um desses elementos, assim tudo ficará mais claro na hora de vermos qual a diferença principal entre eles.
Apesar de já termos tratado dos danos morais aqui no blog, mais precisamente neste artigo, vamos ver um breve resumo para entender do que se trata:
Danos Morais
Os danos morais são aqueles relativos à moral de uma pessoa, que estão ligados à sua intimidade, sua honra, sua dignidade, ou seja, todos aqueles danos que uma pessoa sofre na sua esfera íntima, que repercutem direto na sua saúde física e psíquica.
Uma pessoa que é vítima de danos morais pode acabar tendo enormes complicações médicas e psicológicas, em razão desses danos, e com isso pode ter sua vida pessoal e profissional seriamente afetadas, causando término de relacionamentos, perda de empregos etc.
Um exemplo de danos morais é quando alguém é humilhado em um ambiente público, na frente de outras pessoas, o que pode acarretar diversos transtornos para a sua vida a partir daquele episódio.
Danos Materiais
Já os danos materiais, como o nome sugere, diz respeito aos bens materiais de uma pessoa, de modo geral, ou seja, são todos aqueles danos que alguém sofre em seu patrimônio, como carro, casa etc., ou mesmo aqueles danos físicos que sofre em seu corpo.
Neste último caso, vamos pegar como exemplo alguém que tem uma fratura mais grave, em decorrência de uma agressão física por parte de outra pessoa, e tem que ser submetida a cirurgias e a tratamentos medicamentosos, fisioterapia e tudo mais.
Nessa situação, a Indenização por Danos Materiais vai servir justamente para reparar todos os gastos que essa pessoa teve com a cirurgia, medicamentos, fisioterapia etc.
Veja também:
- Processo por Danos Morais: Quanto tempo demora?
- Indenização por Danos Morais: O que é? Quanto pedir?
- Mas afinal, o que são Danos Morais?
Danos Morais e Materiais
Depois de tudo o que vimos até agora, ficou mais fácil de entender qual a diferença entre danos morais e materiais, não é mesmo? Resumidamente, a principal diferença é que o dano moral é aquele que atinge o lado moral de um indivíduo, enquanto o dano material afeta o seu patrimônio.
Assim, utilizando o mesmo exemplo médico acima, digamos que a vítima também desenvolveu alguns problemas psicológicos depois, como depressão ou alguma fobia, em razão das agressões, o que arruinou completamente a sua vida pessoal e profissional.
Com isso, ela tem direito à uma Indenização por Danos Morais e Materiais. Danos Materiais por conta dos gastos médicos, tratamentos etc., e os Danos Morais por conta de todo o transtorno que teve em sua vida, com as doenças que decorreram das agressões.
Caso você queira saber mais sobre os Danos Morais, eu convido você a conhecer o Mini Curso Grátis que preparei. Nele, você vai aprender os principais pontos sobre os danos morais. Clique aqui para acessar…
Eu comprei uma casa na planta e depois de cinco anos , ela primeiramente mora gente na casa ! A casa agora está com muito problemas de filtrações no teto e o tubo hidráulico na estrutura da casa está com muito problema . Eu ligo para o dono resolver o problema que e estrutura da casa e ele visualiza e não responde . Agora de quem é responsabilidade? Minha ou de quem fez a casa . Aí cabe danos morais e materiais
Bom dia, fui a um supermercado e fui
várias vezes empurrada e ameaçada várias vezes por um grupo de etnia cigana, chamei a polícia e pretendo apresentar queixa, depois inventaram que eu tinha tirado foto do carro deles no estacionamento, o que não é verdade, deduzo que seja uma desculpa, nem os conheço bem ao carro, que depois vi ter matrícula estrangeira, mas falavam português,, fiqueimamente fragilizada e fui inclusive ameaçada ao pé da polícia. Senti-me até mal e ainda estou transtornada, parecia surreal,….o que posso fazer? Pois fui apenas comprar bolachas e fui atacada por pessoas sem qualquer educação ou carater. Não posso aceitar uma situação destas. Obrigada